Beber água com regularidade durante todo o dia é fundamental.
A hidratação é essencial para a manutenção do equilíbrio do organismo.
Beber água tem muitos benefícios para a saúde e é essencial para várias funções do corpo.
Os especialistas recomendam a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.
Se beber 8 copos de água por dia já estará bem. Pode distribui-los assim:
2 em jejum, 2 ao almoço e 2 ao jantar. Os restantes 2 podem ser a meio da manhã e da tarde.
Prepare e beba também infusões, sempre sem adição de açúcar, e caldos, sem gordura e sal, complementando assim a quantidade de água a ingerir por dia.
Beber água traz benefícios para o equilíbrio do organismo que são muito importantes para a manutenção da saúde:
Regula a temperatura do corpo;
Melhora o funcionamento dos rins e previne o aparecimento de pedras;
Facilita a digestão;
Diminui os inchaços;
Melhora a circulação sanguínea.
Além de beber água e infusões, escolha alimentos que contenham bastante água:
fruta (maçã, pera, melancia e melão );
saladas e sopas (tomate, rabanete, pepino, cenoura, couve flor e nabo).
Alguns tipos de água disponíveis:
Da torneira: Da companhia das águas que abastece a sua rua. Vem de lençóis freáticos, rios, lagos e represas. Antes, passa por um tratamento que envolve várias etapas, como adição de cloro, para matar bactérias, vírus e fungos.
Mineral: Retirada de fontes naturais e protegidas, não passa por nenhum tratamento. Absorve elementos minerais do lençol freático de onde é extraída. A fórmula exacta e concentração desses elementos dependem da fonte natural de origem. Verifique os rótulos.
Alcalina: Possui um pH acima de 7. Pode ser naturalmente alcalina ou passar por um processo de ionização. Verifique os rótulos.
Com gás: pode ser naturalmente gasosa ou ser gaseificada posteriormente com a adição de dióxido de carbono. Verifique os rótulos.
Aromatizada: Com diferentes aromas e aditivos. Leia os rótulos com cuidado para fugir de produtos com açúcar e outros aditivos. Se gosta, faça a aromatização em casa com os mais variados tipos de frutas frescas, folhas de hortelã, paus de canela, alecrim, pedaços de gengibre, etc.
Como escolher
A água da torneira é, quase sempre, uma excelente opção. Simples, disponível, garantida e, normalmente, mais económica.
As autarquias municipais e empresas públicas/privadas que processam e distribuem as águas garantem, em geral, um bom serviço.
Se não tiver confiança na torneira, opte pelas águas minerais engarrafadas, mas tenha atenção aos rótulos. Procure as naturais e confira a validade.
Evite substituir a água por refrigerantes ou sumos engarrafados.
Vamos lá! Esta semana não se esqueça de beber 1,5 a 2 litros de água todos os dias (8 copos de água). Pode ser da torneira!
Fontes: Associação Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt Valagão, M. M.. Dieta Mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade. Revista da APH, 105 (Maio-Junho), 23-27, 2011 27 Associação Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Guia Alimentar Mediterrânico – Fundamentação e Desenvolvimento, 2016