8. Cozinhar e Comer Carnes Vermelhas e Processadas (8ª Semana)
Não mais que duas vezes por semana
Tendo em conta a elevada quantidade de gordura de origem animal que possuem devem ser consumidas em pequena quantidade e com pouca frequência.
Dê preferência às partes mais magras das carnes de porco, bovino, ovino e caprino ou dos seus derivados processados (fiambre, chouriços, salpicão).
As carnes vermelhas não devem aparecer mais do que duas vezes por semana e as carnes processadas não mais do que uma vez por semana.
Carnes vermelhas
As carnes vermelhas são todo o tipo de carne com ... Ler mais
7. Cozinhar e Comer Leguminosas (7ª Semana)
No prato e na sopa – 1 porção por dia
As leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas...) apresentam inúmeros benefícios nutricionais e a sua presença na alimentação deve ser diária.
Apresentam um valor apreciável de proteínas, embora incompletas, mas que podem ser uma alternativa à carne e ao pescado, se combinadas com os cereais. São uma boa fonte de fibra e de hidratos de carbono de absorção lenta, sendo, por isso, importantes para o controlo do apetite. As leguminosas são ainda uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e de ferro e zinco. ... Ler mais
6. Cozinhar e Comer Peixe, Carnes Brancas e Ovos (6ª Semana)
Ao almoço ou ao jantar
A proteína de origem animal não deve corresponder à maior percentagem no prato, mas sim a uma quantidade reduzida. O peixe deve ser consumido com maior frequência que a carne ou os ovos.
Dê sempre preferência aos cozidos, caldeiradas e ensopados em detrimentos dos fritos.
Recomendações.
Peixes 2 a 3 vezes por semana, carnes brancas 1 vez por semana e ovos 2 vezes por semana.
6.1 Peixe
O peixe é uma óptima fonte de vitamina A, que atua como um importante antioxidante, necessário para ... Ler mais